Buscar
  • COSTEA

Ser vulnerável é necessário para o sucesso


Você já parou para pensar se no seu ambiente de trabalho é permitido falhar? Cometer erros? Se não for, essa pode ser uma das razões para o fracasso de uma equipe ou até uma empresa inteira.

Brené Brown, pesquisadora do tema vulnerabilidade, explica em seu livro como o constante medo de ser vulnerável leva à falta de inovação nas empresas – a qual é imprescindível nos dias de hoje. De acordo com ela, muitas pessoas não tentam ideias novas por receio de se sentirem ridicularizadas e menosprezadas, por medo do fracasso e de estarem errados. As ideias não podem ser “estranhas” e as pessoas que as têm não podem deixar de saber nenhum detalhe, porque isso seria considerado falta de preparo.

Fracasso faz parte da inovação. Dificilmente encontramos na história da humanidade grandes inventores que acertaram da primeira vez. As pessoas adoram compartilhar relatos de rejeição que viraram sucesso – Walt Disney ter sido considerado “sem imaginação”, J.K. Rowling ter tido Harry Potter rejeitado por muitas editoras antes de conseguir publicar o livro – mas a verdade é que na hora do “vamos ver”, empresas e chefes não suportam fracassos. É quase como se falassem: “Você tem alguma ideia nova e disruptiva? Ótimo! Mas é bom que dê certo de primeira”.

Precisamos reumanizar as empresas se nosso foco é inovar. Não podemos ser chefes que comandam pela vergonha – vergonha produz medo. Medo produz falta de motivação, inovação e criatividade. O grande problema disso é que esse “comandar pela vergonha” opera escondido, já que a maioria dos líderes preferem acreditar que não fazem isso. Se for aparente, como ver um chefe repreendendo seu funcionário em voz alta, o problema provavelmente já é grave demais. Temos que aprender a ler os sinais, como culpa, fofoca, favoritismo, etc. e quebrar tudo isso pela raiz.

Inovação trará fracassos. Não estou falando que talvez trará, estou dando uma certeza. Basta saber se a equipe e empresa estão prontos para lidar com isso e como irão tratar seus funcionários quando isso acontecer.


Texto autoral com trechos do livro: A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown.

24 visualizações

Palavras mais buscadas:

Redução de Custos, Aumento de Eficiência, Aumento de Vendas, Reputação Empresarial, Reputação de marca, Reputação de empresas, Negociação, Poder de Barganha, Pool de Compras, Aumento de Escala, Reputação organizacional, Reputação profissional.